Veja o que fazer se o motor do seu carro ferver

Veja dicas para não piorar a situação

Fotos: Divulgação |

Você está dirigindo calmo e tranquilo quando de repente começa a ver uma fumaça saindo por debaixo do capô e a luz de temperatura acesa no painel. Seu motor está fervendo amigo! Saiba o que fazer (e não fazer) nessas horas.

Por que acontece?

O carro ferve porque o líquido de arrefecimento do radiador já não é capaz de cumprir a sua função, que é resfriar as partes internas. Às vezes acontece porque o radiador, ou alguma mangueira, está furado. Ou porque você esqueceu de trocar o líquido refrigerante por um tempo acima do ideal. A quebra da ventoinha, indicando alguma pane elétrica também pode acarretar no superaquecimento do motor.

Sintomas

Antes da fumaça ou da luz acender, é bom ficar ligado no medidor de temperatura do motor. Ele geralmente fica um pouco acima da temperatura média quando isso está para acontecer. Um aumento súbito no consumo de combustível também pode acusar o problema.

Ferveu. E agora?

O melhor a fazer é parar o carro em algum local seguro assim que ele emitir um alerta, seja pela luz de temperatura ou, em casos mais graves, pelo aparecimento de fumaça saindo debaixo do capô. Insistir em rodar com o veículo pode culminar em prejuízos maiores como, em casos extremos, a incidência de fogo no motor.

Completar com água? Não!

Além de ter cuidado ao abrir o capô, você não deve abastecer o radiador com água fria imediatamente. O choque térmico pode danificar peças do motor. Espere esfriar e só depois complete o reservatório com líquido refrigerante. Ligar a função de ar-quente pode diminuir o tempo de espera, dissipando o calor mais rápido.

Manutenção

Depois de se certificar de que o carro pode rodar, vá até um mecânico e faça uma lavagem completa no sistema. Veja também se nenhuma retentor derreteu e que não há água misturada ao óleo do motor, danos comuns que ocorrem quando um motor ferve.

Compartilhe esse conteúdo



Comentários